Entenda como funciona o sistema de um processo seletivo

Tempo de leitura: 3 minutos

Para quem quer fazer uma faculdade ou até mesmo prestar um concurso, o processo seletivo fará parte da vida dessas pessoas.

Provavelmente, você já tenha ouvido falar nisso, mas não sabe como funciona na prática o sistema de um processo seletivo.

Um processo seletivo de faculdade ou concurso público tem algumas variações dependendo de um lugar para o outro. Mesmo assim, algumas características são bem parecidas.

Entender esse sistema é fundamental para se sair bem em qualquer seleção.

Quando você participa de algo sabendo tudo o que irá acontecer, a sensação de tranquilidade aumenta.

E para que você se saia muito bem em relação a seus concorrentes, iremos lhe mostrar como funciona o sistema de um processo seletivo.

Fique atento as etapas e lembre-se existe diversas variações de processos seletivos, mas neste artigo iremos focar somente no sistema de seleção dos concursos e faculdades.

Entenda como funciona o sistema de um processo seletivo em uma faculdade

O-que-e-um-processo-seletivo-para-vagas-de-empregos

O processo seletivo de uma faculdade segue 4 etapas: Veja-os agora:

Etapa #1. Anúncio

A primeira coisa que a empresa faz é anunciar as pessoas que será realizado um vestibular para todos que desejam uma vaga naquela faculdade.

Esse anúncio pode ser feito pela internet, por alto-falantes, por revistas, pela televisão, rádio, colando cartazes e até mesmo oralmente.

Etapa #2. Inscrições para o vestibular

Depois que você viu ou ficou sabendo do anúncio é a hora de fazer a sua inscrição para o vestibular da faculdade desejada.

Geralmente ela é feita pela internet, mas algumas universidades ainda mantém as inscrições na própria faculdade em conjunto com a internet.

Na inscrição você tem todas as informações do local, horário e até mesmo de algumas disciplinas que irão cair nas provas.

Etapa #3. Vestibular

O vestibular varia muito de universidade pública para privada e também de instituição para instituição. Na maioria das vezes você faz uma prova de conhecimentos gerais e matérias que viu em todo o ano escolar.

Em algumas faculdades é realizada apenas uma redação como forma de avaliar a pessoa.

Há sempre um número mínimo de pontos ou questões que você deve acertar e a partir disso sua nota é calculada.

Uma prova muito conhecida é o exame nacional do ensino médio, o famoso ENEM, onde é composto por 180 questões divididas em dois dias de prova.

Algumas faculdades, principalmente as federais dividem a prova de avaliação em duas fases, uma mais fácil a outra difícil.

Etapa #4. Resultado

O resultado é divulgado na maioria das vezes alguns dias ou semanas depois que você faz a sua prova, geralmente via internet.

Etapas de um processo seletivo para concursos

Como-funciona-o-sistema-de-processo-seletivo

Há vários tipos de concurso, dentre eles estão: entrar em uma empresa ou trabalhar na prefeitura de sua cidade. Algumas características são semelhantes a faculdade.

Veja agora as etapas mais comuns em um concurso:

Etapa #1. Anúncio

O primeiro passo é o anúncio do concurso e também as vagas que serão preenchidas a partir daquele dele. Existe diversas funções que são exercidas através dos concursos, como assistente administrativo, gari, forças militares e entre outros.

Etapa #2. Inscrição e pagamento

É a hora de fazer a inscrição e o pagamento do concurso que você vai prestar. Na inscrição, há o edital das principais matérias que irá cair no concurso e também o boleto de pagamento, informando o valor e vencimento.

Etapa #3. Prova

A prova possuir horário e data marcados. Todas essas informações estarão contidas na sua inscrição e no edital, então não esqueça de conferir o edital.

Etapa #4. Resultado

O resultado sairá na maioria no site específico do concurso que você prestou. Veja este vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre processos seletivos:

Se você gostou de ler esse artigo onde falamos como funciona o sistema de um processo seletivo, não se esqueça de deixar um comentário abaixo e de compartilhar com seus amigos.

Veja também nosso artigo sobre porque participar de um processo seletivo.

Seja o primeiro a se candidatar as vagas!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as vagas de emprego do blog!>